O QUE É O CEFA?
O Centro de Estudos em Filosofia Americana (CEFA) é uma entidade independente voltada para a pesquisa em filosofia e a divulgação de assuntos filosóficos e educacionais. O objetivo do CEFA é o de propiciar aos estudiosos brasileiros um contato com os diversos aspectos da filosofia estadunidense e, de modo mais amplo, com o pragmatismo em diversos países. Além disso, especificamente no Brasil, o CEFA tem como missão o desenvolvimento da filosofia em geral no âmbito da juventude.
O Centro de Estudos em Filosofia Americana está ligado por laços de amizade e trabalho comum à Internacional Pragmatism Society, com sede nos Estados Unidos.
O CEFA foi criado em 1996, pelo filósofo Paulo Ghiraldelli Jr. e pelo cientista político Alberto Tosi Rodrigues (1965-2003) com outra denominação, vindo de experiências constantes de trabalhos comuns em pesquisas, publicações e ensino que datam de meados dos anos oitenta.
Quando de sua criação, o CEFA contou com o incentivo de filósofos da Europa, Nova Zelândia, Estados Unidos e Canadá. Em especial os filósofos Richard Rorty (1931-2007) e Donald Davidson deram apoio direto à entidade.
Donald Davidson (1917-2003) foi convidado para tornar-se o “presidente de honra” do CEFA. Depois de seu falecimento, sua esposa, a filósofa Marcia Cavell, reiterou que poderíamos mantê-lo como presidente de honra, como uma homenagem póstuma, e que ela via tal coisa como um gesto carinhoso, que aprovava.
Mais recentemente o CEFA tem se voltado para estudos de uma grande variedade de filósofos, em especial os filósofos contemporâneos europeus como Nietzsche, Heidegger, Foucault, Toni Negri, Deleuze, Derrida, Sloterdijk, Byung-Chul Han e outros.